Este plano de estudos interativo foi meticulosamente elaborado para candidatos ao concurso de Agente Comunitário de Saúde (ACS) de Nova Iguaçu, com a prova marcada para 23 de novembro de 2025. Estruturado em 14 semanas, o cronograma é dividido em três fases estratégicas: construção da base, aperfeiçoamento e, por fim, a reta final. A tabela organiza o conteúdo programático de forma diária, alternando entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Legislação do SUS e Conhecimentos Específicos, e dedica os sábados para revisões, simulados e resolução de questões. Com recursos visuais como uma barra de progresso e caixas de seleção, o plano funciona como uma ferramenta dinâmica que permite ao candidato monitorar seu avanço de maneira clara e motivadora, garantindo uma preparação completa e disciplinada até o dia da prova.
Plano de Estudos - Concurso ACS Nova Iguaçu
Prova: 23 de Novembro de 2025 | Marque as caixas para acompanhar seu progresso.
| Semana | Dia | Matéria | Conteúdo Programático |
|---|---|---|---|
FASE 1: CONSTRUÇÃO DA BASE (Semanas 1 a 7) | |||
| 1 | Seg (18/08) | L. Portuguesa / SUS | LP: Interpretação e Compreensão de texto; Organização estrutural. | SUS: Evolução histórica do sistema de saúde no Brasil. |
| Ter (19/08) | R. Lógico / Específicos | RL: Lógica: proposições, conectivos, tabelas-verdade. | ESP: A profissão de ACS: histórico, atribuições e Lei nº 11.350/2006. | |
| Qua (20/08) | L. Portuguesa / SUS | LP: Marcas de textualidade (coesão, coerência); Modos de organização discursiva. | SUS: A saúde na Constituição Federal (Art. 196 a 200). | |
| Qui (21/08) | R. Lógico / Específicos | RL: Equivalências lógicas, quantificadores e predicados. | ESP: O SUS e a Atenção Primária à Saúde (APS): Estratégia Saúde da Família (ESF) e o papel do ACS. | |
| Sex (22/08) | L. Portuguesa / Específicos | LP: Tipos textuais; Textos literários e não literários. | ESP: Território e Saúde: conceitos de território, área e microárea; técnicas de mapeamento. | |
| Sáb (23/08) | Revisão e Prática | Revisar todo o conteúdo da Semana 1 e fazer ao menos 20 questões sobre os temas. | |
| 2 | Seg (25/08) | L. Portuguesa / SUS | LP: Tipologia da frase; Estrutura da frase. | SUS: Lei nº 8.080/1990 (Parte 1: Princípios, Objetivos, Atribuições). |
| Ter (26/08) | R. Lógico / Específicos | RL: Conjuntos e suas operações, diagramas. | ESP: Ferramentas do ACS: cadastramento familiar, visita domiciliar. | |
| Qua (27/08) | L. Portuguesa / SUS | LP: Problemas estruturais das frases; Norma culta; Pontuação. | SUS: Lei nº 8.080/1990 (Parte 2: Organização, Direção, Gestão). | |
| Qui (28/08) | R. Lógico / Específicos | RL: Números inteiros, racionais e reais e suas operações. | ESP: Ferramentas do ACS: entrevista e registro de dados no e-SUS AB. | |
| Sex (29/08) | L. Portuguesa / Específicos | LP: Organização sintática; Ordem direta e inversa. | ESP: Educação em Saúde e Promoção da Saúde: conceitos e planejamento. | |
| Sáb (30/08) | Revisão e Prática | Revisar todo o conteúdo da Semana 2 e fazer questões. | |
| 3 | Seg (01/09) | L. Portuguesa / SUS | LP: Tipos de discurso; Registros e Funções da linguagem. | SUS: Lei nº 8.142/1990 (Participação da Comunidade). |
| Ter (02/09) | R. Lógico / Específicos | RL: Porcentagem e juros. | ESP: Saúde dos Ciclos de Vida: criança e adolescente. | |
| Qua (03/09) | L. Portuguesa / SUS | LP: Elementos da comunicação; Estrutura e formação de palavras. | SUS: Decreto nº 7.508/2011 (Regulamenta a Lei 8.080). | |
| Qui (04/09) | R. Lógico / Específicos | RL: Proporcionalidade (Regra de três simples e composta). | ESP: Saúde dos Ciclos de Vida: mulher e homem. | |
| Sex (05/09) | L. Portuguesa / Específicos | LP: Classes de palavras: substantivos e adjetivos. | ESP: Saúde dos Ciclos de Vida: pessoa idosa. | |
| Sáb (06/09) | Revisão e Prática | Revisar todo o conteúdo da Semana 3 e fazer questões. | |
| 4 | Seg (08/09) | L. Portuguesa / SUS | LP: Classes de palavras: artigos, numerais e pronomes. | SUS: Princípios e diretrizes do SUS (revisão); Controle social. |
| Ter (09/09) | R. Lógico / Específicos | RL: Medidas de comprimento, área, volume, massa e tempo. | ESP: Acompanhamento de Condições Crônicas: hipertensão e diabetes. | |
| Qua (10/09) | L. Portuguesa / SUS | LP: Classes de palavras: verbos (tempos, modos e vozes). | SUS: Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). | |
| Qui (11/09) | R. Lógico / Específicos | RL: Estrutura lógica de relações arbitrárias (problemas de lógica). | ESP: Imunização e Calendário Nacional de Vacinação. | |
| Sex (12/09) | L. Portuguesa / Específicos | LP: Classes de palavras: advérbios, conjunções, interjeições. | ESP: Noções de Vigilância em Saúde: epidemiológica e ambiental. | |
| Sáb (13/09) | Revisão e Prática | Revisar todo o conteúdo da Semana 4 e fazer questões. | |
| 5 | Seg (15/09) | L. Portuguesa / SUS | LP: Semântica; Polissemia e ambiguidade. | SUS: Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). |
| Ter (16/09) | R. Lógico / Específicos | RL: Raciocínio verbal, matemático e sequencial. | ESP: Controle de doenças transmissíveis (dengue, zika, chikungunya). | |
| Qua (17/09) | L. Portuguesa / SUS | LP: Dicionários; Vocabulário (neologismos, etc). | SUS: Política Nacional de Humanização (PNH). | |
| Qui (18/09) | R. Lógico / Específicos | RL: Compreensão de dados em gráficos e tabelas. | ESP: Controle de doenças transmissíveis (tuberculose, hanseníase). | |
| Sex (19/09) | L. Portuguesa / Específicos | LP: Ortografia e acentuação gráfica. | ESP: Noções de Saúde Mental: estratégias de cuidado e acolhimento. | |
| Sáb (20/09) | Revisão e Prática | Revisar todo o conteúdo da Semana 5 e fazer questões. | |
| 6 | Seg (22/09) | L. Portuguesa / SUS | LP: A crase. | SUS: Noções de vigilância epidemiológica e sanitária. |
| Ter (23/09) | R. Lógico / Específicos | RL: Raciocínio lógico com problemas aritméticos, geométricos e matriciais. | ESP: Revisão Geral do Módulo II. | |
| Qua (24/09) | L. Portuguesa / SUS | LP: Revisão Geral de Sintaxe. | SUS: Vigilância ambiental e do trabalhador. | |
| Qui (25/09) | R. Lógico / Específicos | RL: Problemas de contagem e noções de probabilidade. | ESP: Resolução de questões de Conhecimentos Específicos. | |
| Sex (26/09) | L. Portuguesa / SUS | LP: Revisão Geral de Morfologia. | SUS: Revisão Geral do Módulo (Saúde Pública). | |
| Sáb (27/09) | Revisão e Prática | Revisar todo o conteúdo da Semana 6 e fazer questões. | |
| 7 | Seg (29/09) | L. Portuguesa / SUS | LP: Questões de Interpretação e Semântica. | SUS: Questões de Legislação do SUS. |
| Ter (30/09) | R. Lógico / Específicos | RL: Geometria básica: ângulos, triângulos, polígonos. | ESP: Questões sobre o papel do ACS e território. | |
| Qua (01/10) | L. Portuguesa / SUS | LP: Questões de Sintaxe. | SUS: Questões sobre as Políticas Nacionais (PNAB, PNPS, PNH). | |
| Qui (02/10) | R. Lógico / Específicos | RL: Geometria: distâncias, proporcionalidade, perímetro e área. | ESP: Questões sobre ciclos de vida e doenças crônicas. | |
| Sex (03/10) | L. Portuguesa / Específicos | LP: Questões de Morfologia. | ESP: Questões sobre Vigilância e Imunização. | |
| Sáb (04/10) | 1º Simulado | Fazer prova anterior ou lista de questões com tempo cronometrado. | |
FASE 2: APERFEIÇOAMENTO E PRÁTICA (Semanas 8 a 12) | |||
| 8 | Seg (06/10) | L. Portuguesa / SUS | LP: Revisão de Crase e Pontuação + Questões. | SUS: Revisão Constituição + Leis 8.080/8.142 + Questões. |
| Ter (07/10) | R. Lógico / Específicos | RL: Plano cartesiano; Problemas de lógica (revisão). | ESP: Revisão Lei 11.350 e Atribuições do ACS + Questões. | |
| Qua (08/10) | L. Portuguesa / SUS | LP: Revisão de Concordância e Regência + Questões. | SUS: Revisão Decreto 7.508 e PNAB + Questões. | |
| Qui (09/10) | R. Lógico / Específicos | RL: Questões de Proporcionalidade e Porcentagem. | ESP: Revisão Território e Ferramentas do ACS + Questões. | |
| Sex (10/10) | L. Portuguesa / Específicos | LP: Foco em Interpretação de Texto: resolver 10 textos com questões. | ESP: Revisão Ciclos de Vida e Doenças Crônicas + Questões. | |
| Sáb (11/10) | Revisão e Prática | Corrigir o simulado da semana anterior, revisar os erros e fazer mais questões dos temas que errou. | |
| 9 a 12 | Seg-Sex | Revisão Focada | Repetir o ciclo da Semana 8, mas focando nos tópicos em que você tem MAIS DIFICULDADE. 1h de revisão teórica + 1h de questões por matéria. |
| Sábados | Simulados | Realizar um simulado por semana (18/10, 25/10, 01/11, 08/11), sempre cronometrando o tempo e corrigindo detalhadamente os erros. | |
FASE 3: RETA FINAL (Semanas 13 e 14) | |||
| 13 | Seg (10/11) | Revisão Final | Revisão geral dos principais tópicos de Português e SUS. Foco nos pontos mais cobrados. |
| Qua (12/11) | Revisão Final | Revisão geral de Raciocínio Lógico (fórmulas) e Conhecimentos Específicos (atribuições do ACS). | |
| Sex (14/11) | Leitura Geral | Leitura de todos os resumos e anotações produzidos durante o estudo. | |
| Sáb (15/11) | Último Simulado | Realizar o último simulado completo para ganhar confiança e ajustar o tempo. | |
| 14 | Seg (17/11) | Revisão Leve | Leitura da legislação ("lei seca") do SUS e anotações principais. |
| Qua (19/11) | Revisão Leve | Refazer as questões que mais errou durante os estudos. | |
| Sex (21/11) | Revisão Leve | Leitura geral dos pontos mais importantes que você anotou. Sem estresse. | |
| Sáb (22/11) | VÉSPERA | DESCANSO TOTAL! Separar documento e caneta, verificar o local de prova e dormir cedo. Confie no seu esforço! | |