ASSESSORIA DIGITAL

O que é SEO Writing? Como escrever conteúdo para SEO

O que é SEO Writing (ou escrita para SEO) é uma maneira específica de escrever para chamar a atenção dos mecanismos de pesquisa usando uma palavra ou frase específica.

Comumente podemos chamá-lo; é escrever direcionando uma palavra-chave ou frase-chave para chamar a atenção para sites dos mecanismos de pesquisa.

Por que o SEO é importante?

Um site precisa fornecer seu conteúdo, serviço ou produto para as pessoas que estão procurando continuamente nos mecanismos de pesquisa.

Porque, os proprietários de sites precisam de pessoas (tráfego) para acessar seu site e se envolver com seu conteúdo, serviço ou produtos, serviços que eles forneceram. Portanto, eles precisam que os mecanismos de pesquisa apontem as pessoas para seus sites, fornecendo conteúdo valioso.

Como sempre, conteúdo relevante e otimizado para SEO estará no topo deles.

Ele decidirá como as pessoas irão interagir com seu site e como os mecanismos de pesquisa se referem ao seu site a partir de palavras-chave ou frases-chave direcionadas.

Neste artigo, mostrarei a você os fatores essenciais de escrita de SEO que aprendi desde o início da minha jornada no blog.

Vamos dirigir para o guia!

Divulgação: Este post contém alguns links de afiliados. Se você comprar qualquer serviço por meio desses links, podemos ganhar uma comissão sem nenhum custo para você.

1. Escolha uma palavra-chave

Escolher a palavra-chave certa é a parte mais importante da sua estratégia de SEO. Uma palavra-chave é uma palavra ou frase que os usuários inserem nos mecanismos de pesquisa para encontrar as informações e soluções corretas.

Você precisa se esforçar para escolher as palavras-chave melhores, relevantes e de baixa competitividade para o seu site e criar conteúdo em torno delas para melhorar seus rankings de pesquisa.

A escolha da palavra-chave decide se seu site recebe tráfego ou não. Portanto, tome seu tempo e palavras-chave de pesquisa .

Para iniciar sua pesquisa de palavras-chave, você pode usar o Semrush .

Esta é uma ferramenta de SEO líder (e minha favorita) que permite fazer pesquisa de palavras-chave, verificar backlinks e classificações de concorrentes, acompanhar a classificação de palavras-chave e fazer uma auditoria completa de SEO do seu blog.

Quando você digita uma palavra-chave no Semrush, ele mostra o volume de pesquisa da palavra-chave, dificuldade, tendência e também variações de palavras-chave para ter uma ideia adequada sobre a palavra-chave em que você está focando.

Se a palavra-chave tiver um volume de pesquisa significativo e a dificuldade for possível, há mais chances de você classificar seu conteúdo para essa palavra-chave.

Você também precisa prestar atenção à tendência de palavras-chave. Isso significa que existem algumas palavras-chave que as pessoas mais pesquisam em determinados momentos (palavras-chave sazonais) do ano.

Como na captura de tela acima, a palavra-chave está principalmente relacionada ao Natal, portanto, pode ser uma maneira muito eficaz de promover seu negócio durante a época do Natal.

Se você é iniciante e deseja aprender mais sobre SEO, a Semrush oferece um curso online gratuito de Fundamentos de SEO , sem nenhum custo.

Este curso ajuda você a aumentar seu conhecimento sobre os conceitos básicos de SEO e pesquisa de palavras-chave.

2. Escreva um título perfeito

O título é usado para informar aos mecanismos de pesquisa e aos visitantes sobre o que é sua página e como ela é valiosa. Você pode escrever um título atraente para melhorar sua taxa de cliques (CTR) nos mecanismos de pesquisa.

No entanto, você deve apontar para o comprimento do seu título de 50 a 60 caracteres. É sempre melhor se você puder incluir a palavra-chave ou frase no início do título, que você está focando em escrever.

3. Inclua a palavra-chave no URL

otimizada estrutura de permalink para escrita de SEO, o que significa que sua URL de postagem deve se concentrar em seu conteúdo e mantê-la curta e amigável para SEO.

Se você estiver no WordPress, poderá configurar sua estrutura de permalinks em “Configurações gerais” para torná-la compreensível para seus visitantes.

Além disso, certifique-se de que seu site ou blog use uma conexão HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure). Caso contrário, você deve adquirir um certificado SSL (Secure Sockets Layer) para seu site ou blog.

Namecheap oferece Certificados SSL pelos preços mais baixos do mercado.

Caso contrário, você pode entrar em contato com seu provedor de hospedagem para adquirir um certificado SSL.

4. Comece a escrever incluindo palavras-chave

Certifique-se de incluir sua palavra-chave focada com seu primeiro parágrafo, início do seu conteúdo de SEO. Isso irá ajudá-lo a iniciar a escrita de SEO, dando uma introdução ao que você está escrevendo inteiramente.

Além disso, certifique-se de incluir sua palavra-chave nos locais abaixo:

  • Título
  • URL
  • O primeiro parágrafo
  • Subtítulos (quando possível)
  • Parágrafos (se possível)
  • Alt-tags para imagens

E outra coisa é considerar usar as chave LSI em seu conteúdo. Simplificando, as palavras-chave LSI (indexação semântica latente) são frases e termos semelhantes ou relacionados à sua palavra-chave de destino/pai.

Mas você não precisa mudar sua maneira editorial de colocar palavras-chave. Escreva seu conteúdo em seu próprio estilo e coloque suas palavras-chave naturalmente.

Se você estiver executando em um blog WordPress, não se esqueça de instalar o plugin Rankmath ou Yoast WordPress para facilitar a otimização do seu conteúdo com sugestões integradas com base nas melhores práticas de SEO.

Na escrita de SEO, os links internos são vitais para informar aos mecanismos de pesquisa o que está em seu site. Ele cria uma estrutura para o seu site e os visitantes podem navegar facilmente em seu site, o que significa que os visitantes passarão mais tempo em seu site.

Assim, você pode vincular todas as postagens de blog relevantes entre si.

Podemos chamá-los de “Backlinks”. Um backlink é um link de outro site que foi vinculado ao seu site. Os backlinks para o seu site são um sinal para os mecanismos de pesquisa que significa que outras pessoas confiam no seu conteúdo.

Segundo o Backlinko , o número de domínios com links para uma página foi o fator que teve a maior correlação com os rankings no Google.

Isso significa que os backlinks podem ter um impacto significativo no crescimento de um site nos resultados dos mecanismos de pesquisa.

Sempre a qualidade dos links é muito mais crítica do que a quantidade de quanto você é vinculado. Deve ser vinculado de forma natural e deve ser relevante para o seu conteúdo.

A melhor maneira de fazer isso é escrever conteúdo exclusivo “atualizado” e entrar em contato com os outros sites que ainda têm um link para o conteúdo desatualizado.

O que vem a seguir na escrita de SEO?

Há mais sobre o assunto de SEO, mas acima estão os fundamentos da escrita de SEO. Espero que certamente ajude os iniciantes a entender o que exatamente é a escrita de SEO.

Sempre escreva conteúdo para “seus leitores”.

Na minha experiência, depois de publicar conteúdo, você precisa de backlinks de alta qualidade para ser classificado em posições mais altas nos mecanismos de pesquisa.

Espero que este passo a passo rápido seja realmente útil para você descobrir o que é escrita de SEO.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin